CARACTERÍSTICAS DO PONTO VIOLETA APLICATIVO

Use os grupos específicos para mulheres gerenciados por Municípios e por entidades organizadoras de eventos multitudinários, acessando as informações do grupo de proteção à mulher e crie seus grupos privados com seus amigos para se localizar facilmente e compartilhar informações entre vocês com total privacidade.

Imagem do telefone

Acesso por escaneamento de código QR

Solicite no Município ou em centros autorizados o escaneamento do código de acesso ao grupo pelo App Puntos Violeta.

Informações em tempo real

No mapa interativo do telefone, você encontrará informações oficiais, coordenadas pelo Município, em tempo real e geolocalizadas, e verá lugares para onde se dirigir em caso de necessidade. Através do chat do grupo, você receberá informações e conselhos dos responsáveis para aumentar sua segurança.

Anonimato no Grupo Violeta

As integrantes dos Grupos Puntos Violeta são anônimas, não compartilham informações pessoais e não podem entrar em contato umas com as outras. As usuárias permanecem anônimas mesmo quando ativam a visibilidade neste grupo, pois, mesmo visíveis, aparecem como pontos anônimos não identificáveis e incontactáveis.

Segurança Extra

No processo de login, você pode dar, de maneira voluntária, sua autorização para nos permitir fornecer à polícia, em caso de desaparecimento e sem necessidade de ordem judicial, as últimas posições reportadas pelo seu terminal. Esta é uma informação que pode ser vital em caso de desaparecimento.

Aumente sua segurança com Grupos Privados

Em seus grupos privados, você pode compartilhar informações confidenciais com seus amigos e todos podem se localizar facilmente, além de marcar e compartilhar, com total privacidade, seus próprios pontos de encontro para facilitar seus encontros.

VÍDEO PROMOCIONAL

Mais Vídeos



CONTATAR UM GRUPO PONTOS VIOLETA

Como responsável pela segurança do município

Para uma maior segurança no município ou durante eventos específicos, entre em contato com puntosvioleta@puntosvioleta.com para solicitar mais informações.

CASOS DE USO

Alguns dos Municípios com Grupos Violeta

PERGUNTAS FREQUENTES

Os Puntos Violeta são locais seguros para as mulheres, gerenciados por entidades, pelas prefeituras ou pelos organizadores de eventos de grande porte, onde uma mulher pode ir caso se sinta assediada, pressionada, se for vítima de agressões ou onde pode ir para relatar agressões e esclarecer dúvidas. Nestes locais, elas serão atendidas, receberão ajuda e terão acesso para contatar os serviços especializados nesta área, emergências e pessoal especializado do Centro Municipal de Informação à Mulher.
O App Puntos Violeta é o acesso à plataforma Puntos Violeta, voltada para a segurança, proteção e informação da mulher. Entre outras funcionalidades, o App permite localizar os Pontos Seguros para os quais uma mulher pode se dirigir em caso de necessidade.

Uma vez baixado o App gratuito Puntos Violeta da respectiva loja
Os usuários podem:
- Localizar pontos seguros marcados na plataforma próximos a eles.
- Criar grupos com seus contatos onde, além de conversar, podem compartilhar sua localização em tempo real em cada grupo, a seu critério, e marcar e compartilhar pontos de interesse.
- Ficar protegidos, se desejarem, por uma camada extra de segurança que nos permite compartilhar dados com a polícia e outros órgãos de segurança caso seja solicitado se a usuária estiver desorientada ou desaparecida. Informações de crucial importância nos momentos iniciais de uma investigação.
- Criar grupos de volta para casa.
- Em caso de emergência, contatar membros de seus grupos.

As usuárias podem escanear códigos QR de acessos a grupos de entidades para acessar as funções avançadas.
Os códigos QR são custodiados pelos proprietários de cada grupo Puntos Violeta. Seu escaneamento, restrito apenas a mulheres, pelo App Puntos Violeta ou EngrApp, permite acessar todas as informações compartilhadas nos mesmos para sua segurança, principalmente municípios ou outras entidades.
Desta forma, as usuárias podem:
- Localizar todos os pontos seguros do grupo, independentemente da distância em que se encontram.
- Acessar o chat de cada grupo através do qual podem receber comunicações oficiais para sua segurança.
- Localizar em tempo real, pessoal móvel de segurança com quem entrar em contato ou compartilhar localização, se necessário.
- Acessar todos os recursos que o município ou entidade proprietária do grupo oferece para a segurança da mulher.

Para entidades:
É uma ferramenta para aumentar a segurança das frequentadoras de eventos, atos ou instalações de grande porte onde podem compartilhar informações e locais seguros, desde pontos fixos de segurança até, em grandes espaços, a localização em tempo real de agentes de segurança, com os quais as mulheres podem entrar em contato para conversar e compartilhar sua localização, se necessário.

O App Puntos Violeta permite que as mulheres acessem, de forma gratuita, todos os recursos disponíveis voltados para sua segurança.

Para os municípios:
É uma ferramenta para que cada prefeitura, através das secretarias correspondentes, possa compartilhar em um mapa interativo, em tempo real e de forma segura com suas residentes e visitantes todas as informações que considerarem para aumentar a segurança das mulheres.

Além dos motivos expostos na seção anterior (entidades), o uso do App Grupos Puntos Violeta pela prefeitura ou pelos dispositivos de segurança permite que as mulheres tenham localizadas em seus telefones, de forma anônima e imediata, as informações relacionadas à informação, serviços e até mesmo ao dispositivo de segurança que cada prefeitura ou entidade responsável por um evento deseje tornar visível para as integrantes do grupo e permite, além disso, acessar as informações compartilhadas via chat, aumentando assim a segurança das integrantes e a capacidade de gestão do dispositivo.

O App Puntos Violeta permite que as mulheres acessem, de forma gratuita e anônima, todos os recursos disponíveis no município voltados para sua segurança, independentemente da entidade, pública ou privada, que gere o recurso (desde que autorizada pela prefeitura). Permite em uma única plataforma o acesso a todas as informações.

Como usuárias finais e destinatárias das informações compartilhadas em cada um destes grupos, o App Punto Violeta é direcionado a qualquer mulher que frequente um espaço público de grande concentração de pessoas ou evento organizado por entidades privadas ou residente em um município ou qualquer mulher que possa visitá-lo eventualmente e deseje ter em seu telefone informações sobre locais seguros e sobre o dispositivo de segurança.

Como prefeitura, ou como responsável pela segurança de um evento de grande porte ou entidade que agrega um grande número de pessoas, a plataforma Grupos Puntos Violeta é uma ferramenta que permite compartilhar informações geolocalizadas e via chat com as mulheres que aderem ao grupo.

As secretarias de Igualdade, Família, Bem-Estar Social, Segurança, Emergências, Cultura, Festas, Turismo... em geral, as relacionadas à segurança e participação cidadã são as mais interessadas na implementação do App Puntos Violeta por se tratar de uma ferramenta de comunicação, na qual podem compartilhar informações diretas e seguras com um público muito específico e vulnerável, o das mulheres.

No que diz respeito a eventos de grande porte organizados por entidades privadas, empresas de eventos, shoppings, parques temáticos, resorts, associações, fundações, etc., o responsável pela segurança é o mais interessado em estabelecer um Grupo Violeta onde compartilhar todas essas informações para uma maior segurança das participantes e visitantes.

Para mais informações: puntosvioleta@puntosvioleta.com
Para acessar cada um desses grupos, previamente, a entidade organizadora do evento, ou o município, através da pertinente secretaria ou responsável de segurança, deve ter cadastrado o correspondente grupo. Se, como responsável de uma área municipal interessada, você quiser entrar em contato conosco para entender melhor o procedimento, pode nos escrever para pontosvioleta@puntosvioleta.com ou para pontosvioleta@engrapp.com

Uma vez que o município tem seu grupo Puntos Violeta, para poder visualizar as informações compartilhadas, o primeiro passo é baixar o aplicativo gratuito Puntos Violeta disponível em Android ou iOS para escanear o código QR de acesso a partir do aplicativo.

A única maneira de acessar o grupo Punto Violeta é solicitando a digitalização do QR específico desse grupo aos responsáveis de segurança. Prefeitura, Proteção Civil, Polícia Municipal ou outras entidades como o Centro de Saúde, Instituto... são alguns exemplos de locais onde as mulheres têm cópias do código para escaneamento por mulheres interessadas em acessar o grupo.

Somente será permitido escanear o código QR a partir do aplicativo Puntos Violeta ou do aplicativo EngrApp; em nenhum caso será permitido copiá-lo, enviá-lo ou distribuí-lo, e somente será permitido escaneá-lo às mulheres que o solicitarem pessoalmente.
Não, tanto o download do aplicativo Puntos Violeta quanto a digitalização do QR do grupo são totalmente gratuitos para as usuárias.
As políticas de privacidade podem ser encontradas neste link de Termos e Condições.

Em resumo, o aplicativo anonimiza todos os dados dos usuários e é impossível vincular as informações a uma usuária específica.
Cada Grupo Puntos Violeta mostra as informações que os responsáveis de cada Prefeitura e do dispositivo desejam compartilhar, as integrantes poderão interagir no grupo de acordo com as regras com as quais o mesmo foi configurado, que podem variar de um grupo para outro. Dependendo do município, do momento e das circunstâncias, o responsável pelo dispositivo poderá compartilhar toda ou parte das informações detalhadas neste tópico.

Através do mapa, você poderá localizar os Pontos Violeta fixos, os voluntários e coordenadores autorizados pelo município em tempo real e quando estiver visível (ponto anônimo), poderá ver outros pontos anônimos correspondentes a outras mulheres visíveis. Por padrão, você estará oculta; ativar o compartilhamento de sua posição no mapa é uma ação voluntária. Qualquer usuária pode se ocultar ou se tornar visível quantas vezes desejar no grupo. Mesmo ativando a visibilidade, nos grupos Puntos Violeta em que for possível, as integrantes do grupo são totalmente anônimas e não podem entrar em contato umas com as outras, pois nenhuma informação é compartilhada, apenas um ponto anônimo.

Você também poderá localizar eventos, palestras e conferências organizadas por associações autorizadas pela prefeitura ou entidade proprietária do grupo.

Através do chat, você poderá receber notificações específicas dos organizadores, organizar grupos para voltar para casa em conjunto e até receber recomendações e notificações de eventos e atividades organizados pelas secretarias correspondentes e associações locais.

O mapa interativo, em tempo real, juntamente com o chat, combinados, aumentam significativamente a segurança das integrantes desses grupos.

As usuárias podem confirmar, no momento do registro ou posteriormente, uma autorização que será de grande ajuda para a polícia em caso de desorientação ou desaparecimento da usuária.

Esta autorização voluntária permite à Sancus Media S.L. (empresa proprietária da plataforma) vincular seus dados anônimos aos de seu e-mail e fornecê-los às Forças de Segurança, se solicitado, em caso de desaparecimento sem necessidade de um mandado judicial, para que possamos fornecer uma resposta muito rápida, facilitando os movimentos dessa usuária com base nas informações relatadas pelo telefone. Informações altamente úteis em caso de desorientação ou desaparecimento.

Em caso de necessidade, por desorientação ou desaparecimento de uma integrante do grupo, a polícia e outras forças de segurança poderão rastrear as posições relatadas pelo terminal da interessada, se ela tiver assinado a autorização.

A possibilidade de qualquer usuária fazer grupos pontuais com responsáveis pelo dispositivo de segurança permite que elas se tornem visíveis apenas para esses perfis para facilitar sua localização em caso de qualquer problema.

Você poderá acessar informações compartilhadas pelas associações autorizadas pela prefeitura que poderão localizar seus eventos.

Em suma, você poderá acessar todas as informações que o município considerar apropriadas para uma maior segurança e informação das integrantes do grupo.
Dependendo de como o grupo Punto Violeta ao qual você se juntou está configurado, você pode se tornar visível como ponto anônimo ou talvez não possa se tornar visível de forma alguma. Esta opção que cada entidade configura para seu grupo pode mudar dependendo das necessidades em cada momento. Como exemplo, uma prefeitura pode ter seu grupo configurado para que ninguém possa se tornar visível, mas, por exemplo, durante um evento de uma maratona feminina, permitir a visibilidade para mostrar apoio ou durante concentrações. É a prefeitura que vai regular essa característica do grupo, então pode ser que as integrantes do grupo não possam se tornar visíveis.

De qualquer forma, lembre-se de que, para ver outros pontos (outras mulheres compartilhando sua posição como pontos anônimos), nos grupos em que isso for permitido, você deve compartilhar previamente seu ponto, ou seja, deve se tornar visível no mapa. Você se verá com sua imagem, mas o resto das pessoas verá você como um ponto anônimo e incontactável, da mesma forma que você vê as outras integrantes visíveis.

Para se tornar visível no grupo, você deve ativar a opção de visibilidade nas configurações do grupo.



Independentemente de uma usuária se tornar visível ou não no grupo, ela estará vendo o tempo todo os perfis de segurança visíveis, bem como os pontos fixos destacados e terá acesso ao chat.
A lista das integrantes dos grupos Puntos Violeta não são visíveis, as integrantes são anônimas. Para garantir a privacidade e o anonimato, as listas das integrantes dos grupos públicos não são mostradas, mas... estamos lá 😊

Somente nos grupos privados (aqueles formados entre amig@s) as listas de integrantes de cada grupo são exibidas.
Para mais informações sobre o uso da plataforma e do grupo Puntos Violeta do seu município ou evento, entre em contato com os responsáveis pelo mesmo.

Do ponto de vista operacional, Puntos Violeta usa o motor do EngrApp para funcionar.

Mais informações sobre o EngrApp podem ser encontradas no seguinte link EngrApp e neste outro sobre as políticas de privacidade.
Não se preocupe, é um aviso do serviço em segundo plano, é completamente normal e ocorre em alguns telefones. Além disso, é muito fácil de remover seguindo estes simples passos.

Os passos podem variar dependendo do telefone, mas devem ser semelhantes em todos eles.

Independentemente de uma usuária se tornar visível ou não no grupo, estará vendo o tempo todo os perfis de segurança visíveis, bem como os pontos fixos destacados e terá acesso ao chat.

- 1 Pressione nas configurações do telefone (normalmente uma engrenagem na parte superior esquerda).



- 2 Procure as aplicações.



- 3 Procure e pressione na App Puntos Violeta.



- 4 Dentro do menu de informações do Puntos Violeta, procure por privacidade e entre em notificações.



- 5 Procure e clique em categoria de notificações.



- 6 Desative TSLOocationManager.



Pode haver telefones que tenham atalhos e que possam acessar as informações do aplicativo de outra forma, mas no final o processo é muito parecido, a partir das informações do aplicativo acessar notificações e desativar TSLocationManager.



- Aqui está outro exemplo de outro tipo de telefone com sistema operacional diferente, mas a mecânica é a mesma: Desativar TSLocationManager. Neste caso, você pode acessar as informações do Puntos Violeta fazendo uma pressão longa no ícone do aplicativo.



- ou este outro

O aplicativo está preparado para ser instalado de forma otimizada, no entanto, às vezes, dependendo do terminal e do sistema operacional, algumas configurações não são instaladas por padrão, afetando negativamente o desempenho do aplicativo.

Não se preocupe! Isso tem solução 😊.

Principalmente, a instalação pode ser afetada em:

- Geolocalização
- Notificação
- Bateria
- Não revogação de permissões

- Geolocalização
Para que o Puntos Violeta funcione adequadamente, a geolocalização do telefone deve estar ativada. O Puntos Violeta precisa ter permissão de acesso à localização de forma permanente e localização precisa ativada, para que possamos compartilhar sua localização com seus contatos mesmo quando o Puntos Violeta não estiver aberto e para que a camada extra de segurança funcione corretamente.



- Notificação
A pergunta anterior explica como remover a notificação permanente com mais detalhes, mas basicamente:



- Bateria
O Puntos Violeta otimiza a bateria do telefone com um consumo mínimo. No entanto, alguns telefones restringem o uso da bateria para aplicativos que funcionam em segundo plano, o que afeta o comportamento. Acessando as informações do aplicativo, você pode permitir que o telefone não restrinja o uso da bateria, caso não tenha feito durante a instalação.



- Não revogação de permissões
Muitos sistemas operacionais restringem as permissões para aplicativos que não são usados com frequência, afetando o desempenho do aplicativo quando é aberto novamente se tiver passado muito tempo (dias) desde a última vez que foi usado, ou afetando seu funcionamento em segundo plano... Esperamos que isso não aconteça com o Puntos Violeta, pois é um aplicativo que esperamos que seja útil no seu dia a dia 😊. De qualquer forma, explicamos aqui como otimizar isso também...

A camada adicional de segurança, conhecida como ESL (Extra Security Layer), é um recurso destacado de nossa plataforma que permite colaborar com as forças policiais quando necessário. É essencial compreender que a plataforma anonimiza e desvincula completamente os dados do usuário, garantindo que nenhuma informação pessoal seja compartilhada. Esse processo é realizado com o objetivo de garantir o anonimato e a segurança de nossos usuários.

No entanto, mantendo esta opção ativada nas configurações de privacidade e segurança do aplicativo, como mostrado na imagem abaixo:



Nos dá a possibilidade, mediante solicitação policial e sem necessidade de uma ordem judicial, de desanonimizar os dados do usuário e compartilhar com as forças de segurança as últimas posições GPS reportadas pelo telefone do usuário.

Esta medida agiliza significativamente os procedimentos e a capacidade de resposta da polícia em casos de desaparecimento ou desorientação do usuário, especialmente nos momentos críticos iniciais de uma busca.

É importante destacar que esta funcionalidade foi recebida de forma muito positiva pelas Forças de Segurança do Estado consultadas, pois lhes fornece uma ferramenta fundamental e uma ajuda inestimável nos processos de busca.
Se você estiver interessado em contratar a plataforma para gerenciar um grupo Puntos Violeta para seu evento ou município, por favor nos escreva um e-mail para puntovioleta@puntosvioleta.com, e para mais informações, por favor, visite este link ou você pode nos escrever no formulário desta página.
O funcionamento dos grupos Violeta é semelhante ao de qualquer outro grupo ao qual você pode pertencer na plataforma, seja público ou privado entre amigos.

Ao clicar no botão "sair do grupo" na tela de opções do grupo, você sairá do grupo e não poderá mais ver as informações compartilhadas. Para voltar ao grupo, você precisará encontrar outro membro de segurança que permita a varredura do código QR do grupo.

Depois de sair do grupo Punto Violeta, se assim o desejar, você pode continuar usando os outros grupos públicos existentes na plataforma e os grupos privados com seus contatos.

Se você também quiser sair permanentemente do aplicativo, na tela geral do perfil, a opção logout permite que o usuário saia permanentemente do aplicativo até que você faça login novamente.

BAIXE O APLICATIVO GRATUITO

Baixe gratuitamente o aplicativo Puntos Violeta, exclusivo para mulheres que oferece proteção, prevenção e segurança. Além disso, permite localizar de forma anônima locais seguros e recursos compartilhados por cada município.
Com uma camada extra de segurança em caso de desaparecimento.

CAPTURAS DE TELA

Algumas capturas de tela do aplicativo e informações compartilhadas

PATROCINADORES

Os grupos Puntos Violetas são patrocinados pelas seguintes entidades altamente envolvidas na segurança das mulheres.

Mais informações

CERTIFICAÇÕES

Em colaboração com prestigiosas associações, realizamos cursos de formação para proprietários e funcionários de estabelecimentos comerciais que, conscientes do problema, queiram transformar seu estabelecimento em um Ponto Violeta, um local seguro onde as mulheres possam buscar assistência quando necessário.

Após a formação e certificação do curso implementado pela prefeitura, esses locais podem se tornar visíveis na plataforma como pontos seguros e exibir em suas vitrines a distintiva correspondente.

 

 

Bem-vind@ ao clube

CARPAS

Gestão integral de tendas informativas temporárias "Ponto Violeta" em eventos municipais e de grande porte.

Possibilidade de uso do aplicativo "Puntos Violeta" como teste durante os eventos nos quais uma tenda Punto Violeta é contratada.

 

 

Mais informações em pontosvioleta@puntosvioleta.com

CONTATO

Se você tiver alguma dúvida, por favor, entre em contato conosco

Email Address

puntosvioleta@puntosvioleta.com